quarta-feira, 23 de julho de 2014

Aulas de Judô da Futel atraem cada vez mais adultos

Aulas de Judô da Futel atraem cada vez mais adultos

Bastante conhecido entre o público infantil e adolescente, o judô ganha cada vez mais adeptos também entre os adultos. Nas aulas de iniciação ao esporte oferecidas pela Prefeitura de Uberlândia, através da Futel, o interesse é evidente. Hoje, os adultos representam quase um terço dos cerca de 140 alunos.
Aos 39 anos, a comerciante Andréa Costa de Andrade se rendeu à modalidade. “Eu precisava fazer uma atividade física, acompanhava meus filhos, um de manhã outro à tarde. Um dia resolvi fazer uma aula experimental e gostei”, disse Andréa, mãe de Felipe Dadison Andrade Sousa, 11 anos, e Tiago Dadison, 9. Com dois meses de aulas, já sente os reflexos para a saúde física e mental. “Até conquistei a mudança de faixa para azul”, diz, sem esconder a felicidade no rosto.
As aulas de judô acontecem no Poliesportivo Jardim Brasília, no Centro de Bairro Lagoinha e no Centro Esportivo e Social Alexandrino Garcia (Cesag). Para o professor Danilo Abdala, o judô é uma oportunidade de aprendizagem e aperfeiçoamento. “É interessante os adultos aprenderem a lidar com a hierarquia e as regras do judô. É uma oportunidade para quem quer fazer atividade física e pensava que só tínhamos judô para crianças e jovens”, diz o professor, confirmando a tendência de ter cada vez mais adultos entre os alunos. Danilo comenta que nas turmas com adultos há um trabalho direcionado para o grupo e também para o individual.
Giovanny Lima também é professor da modalidade, no bairro Alvorada, e conta que as vagas para adultos estão abertas. “O judô é a partir dos 6 anos e não tem limite de idade. É uma prática importante para o corpo e a mente”, salienta o professor, que no judô é chamado de “Sensei”.

Sobre a modalidade

Não existe uma idade limite para se iniciar no judô, mas quanto antes, melhor, pois o aprendizado é para toda a vida. Para quem quiser ser um judoca profissional, o ideal é começar cedo. Já quem busca simplesmente melhorar o condicionamento físico, o judô pode começar a ser praticado em qualquer idade e de preferência após uma avaliação médica.
Além de melhorar a condição física, o praticante de judô ganha força, pois os golpes trabalham todos os músculos, especialmente das pernas, braços e abdômen. Dá agilidade de raciocínio e ação, melhora a elasticidade e a resistência.

História

O judô é uma arte marcial criada no Japão que usa o corpo como uma alavanca para envolver e imobilizar o adversário, utilizando a força do outro em benefício próprio. Uma das leis desta luta é fazer o mínimo esforço para a máxima eficiência. Não é permitido empurrar, chutar nem dar socos. O judoca derruba o adversário segurando-o pelo quimono (como é chamada a vestimenta da luta). Um dos grandes benefícios do judô, em que o praticamente cai bastante, é aprender a ir ao chão sem se machucar. Aliás, o judô ensina primeiro a cair e depois a derrubar o adversário.
As graduações (faixas) identificam o grau em que se encontra o judoca. A faixa iniciante é da cor branca, depois vem a cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta. Depois da preta tem ainda o dan (grau) da coral e da vermelha. O atleta atinge a faixa preta quando está no máximo de seu vigor físico, na juventude e depois passa a aprimorar a força mental e espiritual na maturidade.

Serviço:

Onde praticar judô
O judô é oferecido pela Prefeitura Municipal de Uberlândia nos seguintes locais e horários:

Poliesportivo Jardim Brasília
Rua Mercúrio, 859, bairro Jardim Brasília
Quarta e sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h
Professor Danilo Abdala
- Informações – telefone- 3237-1399 

Lagoinha
Centro de Bairro Lagoinha
 Rua Pio XII, s/nº
Terça e quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h
Professor Danilo Abdala
- Informações – telefone- 3237-1399 

Cesag
Rua Maria Augusta Morais, 4, bairro Alvorada
Quarta-feira – 8h às 10h e 15h às 17h
Sexta-feira – 8h às 10h
Professor Giovanny Lima
- Informações – telefone- 3237-1399 

Documentos necessários para inscrição na Iniciação esportiva:
- 01 foto 3x4
- Certidão de nascimento (cópia)
- Atestado escolar para crianças e jovens
- Atestado médico
- Comprovante de endereço (cópia)
- RG, CPF e comprovante de endereço do responsável em caso de menor de idade (cópia)

Teresa Cristina
Futel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.