sábado, 2 de setembro de 2017

Escola Municipal Profº Valdemar Firmino de Oliveira comemora 25 anos neste sábado (2)

Escola Municipal Profº Valdemar Firmino de Oliveira comemora 25 anos neste sábado (2)
O evento também homenageou os 129 anos de Uberlândia

 
Alunos festejam aniversário da escola           Fotos: Cleiton Borges / SecomPMU

           A emoção e a celebração tomaram conta da Escola Municipal Profº Valdemar Firmino de Oliveira, na manhã deste sábado (2), durante a festa de comemoração aos 25 anos da escola. Alunos, funcionários e comunidade puderam participar da festa, que contou com homenagens, diversas apresentações e um bolo de aniversário. Os 129 anos que Uberlândia completou na última quinta-feira (31) também foi celebrado.

            Por todos os cantos, era possível ver a história da escola contada pelo olhar das 597 crianças matriculadas. Diversos trabalhos foram realizados nos últimos meses em sala de aula, com o objetivo de propagar a trajetória da escola, que foi fundada no dia 26 de junho de 1992, no bairro Granada.

            Segundo a diretora do colégio, Regina Célia Silva da Cunha, a festa não é  penas para alunos e funcionários, mas para o bairro todo.  “É uma satisfação muito grande comemorar 25 anos de história. Estou aqui desde o início da escola, então me sinto parte de tudo. É uma festa aberta, pois a comunidade também participa ativamente das atividades que realizamos aqui”, relata.

            Para a secretária de educação, Célia Tavares, o evento é uma maneira de aproximar as famílias. “Essa unidade de ensino é uma escola com uma representação muito grande nesta comunidade. É um ponto de referência, com uma excelente equipe de profissionais e comemorar o aniversário da escola é uma forma de agradecer o trabalho realizado”, explana.

Apresentações

            Com a ajuda dos alunos do PIBID de Música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os estudantes da Escola Municipal Profº Valdemar Firmino de Oliveira puderam realizar exposições culturais. Paródias foram criadas pelos pequenos para contar um pouco da história da cidade e da escola. Canções de artistas conhecidos como Claudinho e Buchecha e Ana Vilela ganharam novas letras.

            Danilo Matias, de 9 anos, faz parte do grupo que transformou a música ‘Paradinha’ da cantora Anitta em ‘Minha escola’. “Estudo aqui há 2 anos e eu gosto muito. Acho muito legal comemorar o aniversário da nossa escola, ainda mais podendo apresentar a música que eu e meus amigos criamos”, relata.

              Sofia de Morais também participou da criação da paródia. Para ela, o mais importante é poder dividir a história da escola com a comunidade. “É muito legal pensar que essa escola tem 25 anos e está aqui, inteira. Minha turma também fez um livrinho contando o surgimento de Uberlândia e da escola, foi muito divertido”, afirma.

            Além das paródias, a música ‘O menino da porteira’ foi apresentada por uma turma de violeiros mirins. Com alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e crianças da comunidade, a turma de karatê do projeto social ‘Zeiza Dojo’, apresentou alguns movimentos da luta.

            Para Camila Ferreira Reis, de 10 anos, além das apresentações, o momento foi de brincar com os amigos. “É muito legal fazer parte da história da escola e da cidade. Além de cantar e dançar, a gente veio brincar com os nossos amigos também. Mesmo sendo um sábado, estava ansiosa pela festa”, afirma.



Homenagens

            Aproveitando a celebração, o sábado foi repleto de homenagens. Diversos ex-funcionários da escola receberam o agradecimento por terem feito parte da história do local. Lucila Rocha Chagas foi uma das homenageadas. Para ela, o momento é de emoção. “A [escola] Valdemar Firmino foi como a extensão da minha casa por 24 anos e meio. Eu falo que eu saí do colégio, mas ele não saiu de mim. Foram muitas alegrias aqui dentro. Ver as crianças melhorando na escrita e na leitura são coisas que emocionam e dão uma satisfação muito grande como profissional. Fui muito feliz aqui dentro”, conta a alfabetizadora.

Patrono

            Também presente na comemoração, Valdemar Firmino de Oliveira nasceu no dia 11 de fevereiro de 1928, em Belo Horizonte. Com um extenso currículo de dedicação ao ensino, todo seu trabalho desenvolvido foi homenageado no batizado da escola. Para ele, ter uma instituição de ensino com o nome dele é muito emocionante. “Fico muito feliz em participar dessa festa. É uma honra que meu nome esteja vinculado a esta escola”, afirma.

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.