segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Canal de captação do Sistema Capim Branco começa a ser erguido

Canal de captação do Sistema Capim Branco começa a ser erguido
Obra é realizada dois metros abaixo do nível da água

                                                                                                                     COMUNICAÇÃO DMAE
Uma obra de engenharia a dois metros abaixo do nível da água está sendo realizada às margens da represa localizada na região da Tenda dos Morenos. Trata-se do canal de captação do Novo Sistema Produtor de Água Capim Branco, que vai garantir o abastecimento a mais de 1,5 milhão de uberlandenses quando as três fases da obra estiverem concluídas. Esta é uma das frentes de trabalho executadas no complexo pelo Consórcio BT Convap Completa (BCC) e sob a responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

O canal de captação é a porta de entrada da água bruta, retida na represa de Capim Branco. “É uma obra complexa porque estamos trabalhando abaixo do nível da água da represa e é um trabalho muito específico devido às condições do solo encharcado”, explica o engenheiro João Paulo Voss, gerente dos projetos do Consórcio BCC. Para execução, além da ensecadeira (espécie de barragem de proteção para que a água não chegue na frente de trabalho) é feita a drenagem, durante 24 horas por dia, para possibilitar o trabalho dos operários. A água é retirada do local de escavação e bombeada de volta para a represa.

A construção do canal deve ser finalizada em 2018. Assim que concluído todos os serviços necessários para a captação de água, em um segundo momento, próximo ao término da obra, será realizada a interligação do canal com a represa, com a retirada da ensecadeira (espécie de tapume provisório para manter em seco construção abaixo do nível da água, depois que esta é esgotada de seu interior).

Obra

A obra do Sistema de Captação e Tratamento de Água Capim Branco, construída às margens do rio Araguari, foi projetada na última gestão do prefeito Odelmo Leão (2012) e vai permitir, após a conclusão de sua 1ª etapa (prevista para o início de 2019), o abastecimento de água para aproximadamente 500 mil habitantes. Interligada às estações já existentes – Sucupira e Bom Jardim – garantirá abastecimento a 1,5 milhão de pessoas. A obra está com cerca de 38% dos trabalhos concluídos.


25/09/2017
Gleide Corrêa
 (34)3233-4605

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.