domingo, 2 de agosto de 2015

Semana de amamentação começa neste sábado

Semana de amamentação começa neste sábado

Mães que amamentam e trabalham são cada vez mais comuns. Em sua 17ª edição, a Semana da Amamentação em Uberlândia tem justamente como tema preparar a mãe para a volta ao trabalho depois da licença maternidade. Entre os dias 1º e 7 de agosto, a rede municipal de saúde realiza atividades como palestras, grupos de reunião e bate-papo, orientações e entrega de material educativo nas salas de espera.
Com o slogan “Amamentar – preparando para o retorno ao trabalho!”, o objetivo da campanha é estimular ações efetivas dos profissionais de saúde no preparo das mães para manter a amamentação ao retornarem para o trabalho e desenvolvimento de ações por parte dos empregadores no apoio das mães para que continuem a amamentar. Além disso, discutir os avanços na defesa dos direitos de maternidade, promovendo condições para melhorar a legislação nacional e trabalhar em prol da proteção dos direitos das mulheres que amamentam no local de trabalho.
Duas palestras serão ministradas no dia 6 no Anfiteatro do Bloco 2A, no Campus Umuarama da UFU, a partir das 14h30, pela professora adjunta do Departamento de Pediatria da UNIFESP Fabíola Isabel Suano de Souza. A primeira é “Preparando a nutriz para o retorno ao trabalho” e a segunda tem como tema “O papel do profissional de saúde no incentivo, apoio e manutenção do aleitamento materno”.

Exposição fotográfica

Do dia 1º de agosto ao dia 20, Uberlândia conta com a exibição do Projeto Amamente, do fotógrafo José Neto, no Center Shopping. O projeto completa três anos e conta com 20 quadros em tamanho 60x90 com imagens de mães com seus filhos. "Este trabalho vem para mostrar que toda mulher é linda quando ama e quando amamenta, e que o momento da amamentação é a continuação do processo de unidade que existiu entre mãe e filho durante toda a gestação”, diz o fotógrafo.

Importância da amamentação

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) apontam que cerca de seis milhões de crianças são salvas por ano devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva. O aleitamento materno é recomendado pela OMS devido o leite da mãe conter todos os elementos que o bebê precisa para ser saudável, além de proteger de infecções, diarreia e alergias.
Outro benefício para as crianças é a diminuição do risco de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade e colesterol. Para a mãe, a amamentação reduz o peso mais rapidamente e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto. Além disso, reduz as chances de a mulher desenvolver osteoporose, câncer de mama, útero e ovário e estimula o vínculo entre mãe e bebê.

Clarice Sousa
Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.