terça-feira, 4 de agosto de 2015

Barraca de apoio aos romeiros inicia atendimento na BR-365

Barraca de apoio aos romeiros inicia atendimento na BR-365
Há 38 anos a aposentada Rosário Martins Silva presta assistência na barraca de apoio aos romeiros que caminham 90 quilômetros rumo à festa religiosa de Nossa Senhora da Abadia, que acontece no dia 15 de agosto, em Romaria. A estrutura está funcionando desde o dia 1º de agosto, na altura do KM 567 da BR-365 e é coordenada pela Superintendência de Operações e Manutenção (SOM), ligada à Secretaria de Governo.
Aos 88 anos de idade, dona Rosário Martins explica como é o serviço voluntário na barraca. “Chego aqui por volta das sete horas da manhã e volto pra casa às sete da noite. Faço todo este trabalho com amor porque sigo a doutrina franciscana. Sempre recebemos de braços abertos as pessoas. Elas chegam aqui com sede e fome e oferecemos alimentos que são doados pela população e empresas do setor de alimentos”, conta.                       A filha de dona Rosário, a esteticista Rogéria Martins, descreve como é o cardápio da barraca. “Temos aqui água, café, chá e leite. Para dar energia ao pessoal sopa de legumes, macarrão e carne. As frutas oferecidas são maçã, banana, laranja, melancia e pêra”, diz. Há também refeitório com água encanada, despensa, freezer, fogões a gás e água potável.
Com cerca 600 metros quadrados, a barraca conta com luz elétrica, banheiros e telefones públicos, um deles é (34) 3232-9585. Ela é dividida em duas tendas, sendo uma delas com dormitório que tem capacidade para 50 pessoas. O espaço é forrado com palha de arroz, que aquece e dá conforto a quem quiser dormir antes de seguir viagem.            Quem precisar de assistência médica contará com apoio de profissionais da Secretaria de Saúde, que farão teste glicemia, aferição de pressão, e para aliviar as dores nos pés dos romeiros são oferecidas massagens, banhos escalda-pés e curativos. Uma ambulância fica 24 horas no local para atender casos de urgência e emergência.                    O pedreiro Júlio César da Silva aproveitou para descansar, alimentar e ver as condições físicas. “Pelo oitavo ano passo por aqui para pagar uma promessa. Quando era criança cai num açude e quase me afoguei. Fiquei debilitado por um ano no hospital. Como assumi um compromisso com Nossa Senhora da Abadia e ela me curou, seguirei até Romaria”, conta.
A coordenação ressalta que qualquer ação voluntária é bem-vinda para ajudar a atender aos devotos que passam pela barraca. “Toda ajuda é bem-vinda. Também receberemos doações de agasalhos ou cobertores para proteger das noites mais frias deste inverno”, disse Walter Regatieri, superintendente da SOM.                                                            Os interessados em fazer doações ou auxiliar os romeiros por meio de trabalho voluntário devem ligar no telefone (34) 3238-1466. A montagem da barraca teve o apoio da Secretaria de Obras, Dmae, Secretaria de Saúde, Serviços Urbanos, DNIT, Polícia Rodoviária Federal, CTBC e Ceasa.                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.