quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

“Verão sob medida” melhora a saúde e o físico de frequentadores


“Verão sob medida” melhora a saúde e o físico de frequentadores

Diagnosticada com gordura no figado, a dona de casa Maria Regina Fernandes, de 43 anos, moradora do bairro Tibery, não perdeu tempo. Participou da primeira edição do programa “Verão sob medida”, em 2014, e retornou em 2015. Otimista, ela afirma ter eliminado 9 kg, saindo de 79 para 70 kg. “A atividade física resolveu meu problema, graças a Deus não tenho mais nada”, disse.
Com pouco mais de um mês de programação, as aulas de ginástica e hidroginástica ofertadas gratuitamente pelo programa da Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Futel, já trouxeram resultados positivos para a vida de muitos frequentadores. Um levantamento realizado pela Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel) apontou que o número de pessoas acima do peso caiu de 60% para 40% em relação à primeira edição do “Verão Sob Medida”, que aconteceu em 2014.
Nesta segunda edição, 4.650 alunos se inscreveram. Destes, 3.195 são mulheres e 1.955 são homens. No ano passado foram cerca 1.500 inscritos.
Além de incentivar a prática de esportes e a rotina de uma vida saudável, o programa realiza gratuitamente avaliações do Índice de Massa Corpórea (IMC) e o cálculo cintura-quadril. Estas informações auxiliam no momento de decidir as intensidades dos exercícios e as condições físicas dos alunos. 
A empresária Márcia Amaral, 49 anos, faz avaliações com os profissionais disponibilizados pelo programa. Perdeu 10 cm de cintura e 10 cm de quadril. Sua meta é perder 20 kg - 10 kg ela já conseguiu. “A disposição é outra desde que comecei a frequentar. Fazia caminhadas no Parque do Sabiá e vi as atividades, gostei e fiquei. Venho todos os dias da semana, por isso parei com a caminhada e faço apenas as aulas aqui. Já dá para exercitar muito nessa uma hora e meia de atividade. Não canso, venho com prazer e saio daqui toda animada. Quero continuar aqui, fiz amizade com o pessoal e inclusive com os professores”, disse.
Para o professor e educador físico Edson Lopes, coordenador do Núcleo Esportivo do Parque do Sabiá, a queda no número de pessoas com sobrepeso se deve pelo fato de que alunos continuaram a praticar exercícios no parque durante o ano e se recadastraram para a edição de 2015 do “Verão sob medida”. “Muitos alunos não tinham acesso a academia e orientações. Alguns por questão financeira”, disse.
Apesar da queda do número de frequentadores com sobrepeso, a Futel continua estimulando e incentivando as pessoas a praticarem exercícios. De todos os inscritos, 17% estão com o grau de obesidade 01. Com obesidade 02, considerada severa, o número é de 4%. A obesidade 03, considerada mórbida, foi identificada em 2% dos inscritos. Já o cálculo cintura-quadril apresentou que 10% estão com baixo risco, 25% risco moderado, 30% alto risco e 35% com risco muito alto.
Quem ainda não está participando pode se inscrever para o último mês do programa. As aulas de ginástica acontecem de segunda a sexta-feira no Parque do Sabiá. Já as aulas de hidroginástica são oferecidas no Parque do Sabiá, de manhã e de tarde, e ainda no Viva Mansour e no poliesportivo do bairro Presidente Roosevelt, também de segunda a sexta-feira.

Serviço: Programa Verão Sob Medida

Data: Até o dia 27 de fevereiro
Horário: Sempre às 18h30

Aulas de ginástica
Horário: 18h30
Local: Parque do Sabiá, rua Haia, s/n, bairro Tibery

Aulas de hidroginástica
Horário: 18h30
Locais:
- Parque do Sabiá, rua Haia, s/n, bairro Tibery
- Viva Mansour, rua Citaré, 52, bairro Mansour
- Poliesportivo do Roosevelt, praça Guilherme de Freitas Paraíso, s/n, bairro Presidente Roosevelt


Rodrigo Fernandes
Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer - Futel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.