quinta-feira, 14 de abril de 2016

Informações cartográficas, imobiliárias e cadastrais de Uberlândia serão atualizadas

Informações cartográficas, imobiliárias e cadastrais de Uberlândia serão atualizadas     

Servidores municipais participaram de um workshop para conhecer o Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e a celebração do convênio entre a Prefeitura de Uberlândia e a GI Geoprocessamento, empresa vencedora da licitação que criará o novo banco de dados cadastrais e cartográficos de Uberlândia. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (14) no auditório do Centro Administrativo.
O secretário de Finanças, Carlos Diniz explicou que o CTM é parte integrante do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT) financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Este programa governamental tem dupla face porque atualiza a estrutura de trabalho, oferece maior acesso a informação aos contribuintes e toda a Prefeitura de Uberlândia terá um contexto de trabalho conjunto”, enfatizou. Ao todo serão investidos R$ 14 milhões na implementação e desenvolvimento deste projeto.
Com esta nova ferramenta será permitido à implantação, atualização, controle e manutenção de um novo CTM (urbano e rural) através da gestão de dados técnicos cadastrais do município de Uberlândia.                                                                                                O representante da GI Geoprocessamento, Adriano Alves frisou que entre os itens contemplados no projeto estão: imagens do perímetro urbano e zona rural, incluindo varredura a laser. Atualização de toda estrutura cartográfica (mapas), digitalização do acervo que envolver o cadastro imobiliário e dos mapas referentes ao planejamento, integração com sistemas existentes da Prodaub e terceirizados, treinamento especifico para cada secretária ou autarquia. A cartografia digital a será compartilhada com todas as secretárias e autarquias.                                                                                                            Com a modernização da gestão tributária municipal através da tecnologia de geoprocessamento, a Prefeitura utilizará recursos a serem aplicados ao cadastro imobiliário, que auxiliarão na conferência junto ao sistema de gestão tributária.
Entre as finalidades estão aumentar a agilidade, confiabilidade, transparência proporcionando justiça fiscal no lançamento de tributos, tendo mais eficiência e evitando a redução de arrecadação de receita.

Gestão ambiental

Através do mapeamento arbóreo que será composto por uma pesquisa de campo serão coletadas informações levantadas às condições das árvores, nome científico e família pertencente. A intenção é oferecer subsídio a gestão ambiental e possibilitar o controle urbano para podas e mobilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.