sábado, 11 de julho de 2015

Cidadãos dão exemplo de educação ao utilizar o Ecoponto

Cidadãos dão exemplo de educação ao utilizar o Ecoponto
No bairro São Jorge, o proprietário de uma empresa de paisagismo Daywinson Paiva, 33 anos, dá um exemplo de cidadania e responsabilidade com o meio ambiente ao utilizar o Ecoponto. Ele afirma que presta serviços em diversas partes da cidade e sempre joga o restante das plantas e terra que utiliza no Ecoponto mais próximo. “Evita muita poluição, conserva o ambiente e deixa a cidade mais limpa e mais agradável”, disse.
Ninguém gosta de lixo na porta de casa. Por isso, a Prefeitura criou os Ecopontos, locais para o descarte correto dos restos de materiais de construção, móveis velhos, podas de árvores, óleo de cozinha, pilhas e baterias.
O marceneiro Adair de Souza, 37 anos, levou para o Ecoponto pedaços de concreto e tijolo da reforma que está fazendo em sua casa. Ele diz que isso é o certo a se fazer. “Se eu jogo no terreno baldio eu prejudico o meu vizinho. É mais fácil fazer o errado que fazer o certo, mas temos que fazer o que é correto. Se todos fizessem assim, seria bem melhor”, disse.
 Localizados em pontos estratégicos de Uberlândia, os 12 Ecopontos ficam abertos todos os dias das 7h às 19h. Os espaços possuem capacidade de receber até 30 toneladas por dia de resíduos. Com isso, não há necessidade de jogar o lixo em locais inadequados.
E não precisa ser grandes volumes. O móvel velho da dona de casa Luzia Aparecida Pereira foi para o Ecoponto. “Não é certo jogar em um terreno baldio. Evita rato, barata e diversos insetos na casa do vizinho. É um absurdo, tem gente que deixa de colocar o lixo o para caminhão e joga nos terrenos”, declarou.
O descarte incorreto de resíduos, além de trazer transtornos à população, onera os cofres públicos. Dados da Secretaria de Serviços Urbanos mostram que os gastos com a limpeza de locais considerados críticos, ou seja, inadequados, chegam a mais de R$ 200 mil por mês, cerca de R$ 2,5 milhões por ano. Esse recurso poderia ser utilizado pelo município em outras áreas como saúde e educação.
Boa parte do lixo recolhido em locais indevidos é doméstica. Por isso, a população precisa se conscientizar, uma vez que a coleta de lixo atende toda a cidade. Segundo informações da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, 500 toneladas/dia de resíduos são gerados e recolhidos diariamente pelos caminhões da coleta. Já os resíduos sólidos, jogados indevidamente pela população em terrenos e áreas verdes, chegam a cerca 370 toneladas/dia.
Ecopontos em Uberlândia
1 - Bairro: Luizote de Freitas
Local: Rua Wilson Gonçalves de Souza, 10 (esquina com Rua Paulo Margonari)

2 - Bairro: São Jorge
Local: Avenida Serra do Mar, 411 (esquina com Avenida Serra do Espinhaço)

3 - Bairro Santa Rosa
Local: Rua Ângela Alckmin, 211 (esquina com Rua Elis Regina)

4 - Bairro Guarani
Local: Rua do Repentista, 350

5 - Bairro Roosevelt
Local: Rua Olívia de Freitas Guimarães, 950

6 - Bairro Daniel Fonseca
Local: Rua Itabira, 1720

7 - Bairro Morumbi
Local: Rua Mangaba, esquina com as ruas Ingá e Camaleão

8 - Bairro São Lucas
Local: Rua do Cientista esquina com Rua do Gari

9 - Bairro Tocantins
Local: Rua Docelino de Freitas Costa (Esquina com a rua Bernadete Silva Arantes, ao lado do Condomínio Morada do Sol)

10 - Bairro Cruzeiro do Sul
Local: Rua Sudoeste (Esquina com a rua Pedro Quirino da Silva)

11 - Bairro Segismundo Pereira
Local: Sebastião Alves Nunes, 49 (Esquina com a rua Dr. Laerte V. Gonçalves)

12 - Bairro Mansour
Local: Rua Rio Corumbá, 20 (esquina com a Avenida Rio Nilo)

Rodrigo Fernandes
Serviços Urbanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.