domingo, 17 de maio de 2015

Mais de 98% dos educadores municipais possuem curso superior

Mais de 98% dos educadores municipais possuem curso superior

No ano de 2014, mais de 98% dos profissionais que atuaram no magistério municipal da educação infantil e no ensino fundamental tinham curso de graduação superior. Já na educação especial o número atingiu 100%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pertencente ao Ministério da Educação. Neste cenário, a rede municipal superou a estadual, cujo quadro de graduados com curso superior que atuaram no ensino fundamental na cidade foi de 97,4%.
Atualmente, a SME conta com mais de 9.400 profissionais distribuídos em 117 escolas e demais órgãos como o Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). Neste universo, os servidores do quadro do magistério que ainda não possuem curso superior pertenciam à antiga estrutura da SME, quando o Município ainda ofertava educação infantil em creches, que depois se tornaram as atuais escolas municipais de educação infantil (Emeis) e passaram a oferecer alfabetização às crianças.
            No estado de Minas Gerais, os índices de educadores com escolaridade superior que atendem na rede municipal infantil e fundamental variam entre 73,5% e 87,1% e na estadual fica entre 14,3% e 95,2%. No Brasil, os índices de professores da educação básica com nível superior na rede municipal - infantil e fundamental - ficaram entre 69,4% e 76%, e na estadual entre 74% e 91,2%.
            De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), lei 9.394 sancionada em 1996, a formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental é a oferecida em nível médio, na modalidade Normal. Já para os demais anos do ensino fundamental é exigido o nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.