quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Gilmar Machado pede ao Estado a reorganização na rede de ensino e o funcionamento de duas escolas

Gilmar Machado pede ao Estado a reorganização na rede de ensino e o funcionamento de duas escolas


Na primeira agenda em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (15), o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, se encontrou com a secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo, e fez solicitações que irão contribuir para a redução de gastos do governo municipal com a educação. De acordo com o prefeito, o Estado precisa voltar a assumir a sua responsabilidade, tanto no repasse de verbas para o transporte dos alunos quanto na oferta de novas escolas.

Entre os pedidos do prefeito está a reorganização da rede de ensino. A proposta é que o Estado assuma o ensino fundamental a partir do sexto ano e deixe sob a responsabilidade dos municípios a Educação Infantil até o quinto ano. Macaé Evaristo disse que a sugestão é coerente, pois é a partir do sexto ano que ocorrem as mudanças no ensino com a introdução das aulas disciplinares. Ela prometeu estudar a proposta e se posicionar o quanto antes.

Gilmar Machado disse à secretária que em 12 anos o Estado construiu quatro escolas no município, mas duas ainda não estão funcionando por causa de problemas técnicos. A escola do bairro Shopping Park não foi inaugurada por falta de alvará, que só pode ser concedido se o prédio tiver acessibilidade. Já a do Jardim das Palmeiras está 85% pronta, mas ainda requer intervenções.

Segundo o prefeito, como as escolas não estão funcionando, o município tem que arcar com o transporte de aproximadamente 1,5 mil alunos para instituições de ensino de outros bairros da cidade, o que tem gerado custos altos. Em 2014, o município pagou R$ 2,7 milhões por este serviço e recebeu do Estado, R$ 175 mil. “Esta é uma conta que não fecha e está difícil para a prefeitura arcar com esses gastos. Se as escolas forem inauguradas, não vamos precisar transportar os alunos”, disse.

Participaram da reunião com o prefeito Gilmar Machado, a assessora direta da secretária, Elizabeth Munhoz, e o secretário adjunto de Educação, Antônio Carlos Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.