Prevenção contra infecções sexuais são abordadas nas unidades de saúde antes do Carnaval
Profissionais conversam sobre riscos das doenças e reforçam importância do uso do preservativo
Foto: Valter de Paula/ SecomPMU
Para ampliar o acesso às informações e intensificar ainda mais a conscientização da comunidade, as unidades de saúde de Uberlândia realizam, durante a semana que antecede o Carnaval, palestras sobre a importância da prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis.
Na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Canãa, o assunto foi discutido com os pacientes que estavam aguardando atendimento. Para a enfermeira e coordenadora da unidade, Bruna Ribeiro, é dever de todos os profissionais de saúde reforçar de forma permanente a importância da prevenção.
“Temos que alertar sempre a comunidade sobre os riscos que existem e como se proteger, principalmente porque ainda existe a resistência quanto ao uso do preservativo. Fazemos demonstrações, tanto individualmente quanto nos grupos, deixamos visível na unidade os preservativos e esclarecemos quais os riscos, especialmente com o HIV”, ressaltou.
Atenta às explicações dos profissionais, a dona de casa Maria Aparecida Rodrigues gostou da iniciativa durante a semana que antecede o feriado prolongado. Mãe de três filhos que estão iniciando a adolescência, ela garantiu que as informações repassadas chegarão até sua casa. “As doenças estão aí, e é meu papel como mãe de alertá-los. Eles ficam com vergonha quando tocamos no assunto, mas meu esposo e eu estamos sempre conversando com eles e reforçando a importância da prevenção”, comentou.
Ações no Carnaval
As atividades de prevenção se estendem até sexta-feira (9) e contemplam todas as unidades de saúde, além de instituições de ensino, empresas e associações.
De acordo com a coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Cláudia Spirandelli, o intuito é intensificar a informação. “Queremos reforçar com a população da importância do uso do preservativo. Estamos atuando em todo o município, inclusive em algumas festas que acontecerão na cidade durante o feriado prolongado”, afirmou.
120 mil preservativos distribuídos
Ao todo, foram disponibilizados 120 mil preservativos para serem entregues à população. Fato que, segundo a coordenadora, não diminui a importância do autocuidado e da conscientização de cada um. “Buscamos envolver todos. Informamos, orientamos e mostramos para as pessoas tudo que está relacionado às causas e consequências das doenças, para que elas também possam ser multiplicadoras desse processo”, completou.
Foto: Valter de Paula/ SecomPMU
Teste rápido
Além da distribuição de preservativos, visitas domiciliares e palestras, o Programa IST/Aids também oferece testes rápidos para detectar a presença do vírus HIV e das Hepatites B e C. O exame é feito gratuitamente a partir da coleta de uma amostra de sangue.
Para os interessados em fazer o teste rápido, não é necessário agendamento prévio para o atendimento. Basta se dirigir ao ambulatório, na rua Avelino Jorge Nascimento, 15, bairro Roosevelt, e apresentar a Carteira de Identidade. O exame é sigiloso e pode ser feito diariamente, das 7h às 11h ou das 13h às 16h.
08/02/2018
PJ Godoy e Hismênia Keller
3239-2441
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.