quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Programa Escola Bem Arrumada recupera unidades para a volta às aulas

Programa Escola Bem Arrumada recupera unidades para a volta às aulas

    O Programa Escola Bem Arrumada teve início nesta terça-feira (10) e a primeira unidade a receber a força-tarefa foi a Escola Hilda Leão Carneiro, no bairro Morumbi, região leste. O projeto da Prefeitura de Uberlândia tem o objetivo de recuperar a estrutura física das escolas, encontradas em situação precária pela atual administração no início deste mês. O projeto atenderá todas as 118 unidades municipais de ensino e mais oito anexos, com serviços de reforma e manutenção. Desta forma, a Prefeitura visa garantir normalidade e condições satisfatórias no retorno às aulas dos mais de 57 mil alunos e aos profissionais do magistério, no dia 7 de fevereiro, quando começarão as aulas.
    Atendendo a uma determinação do prefeito Odelmo Leão, o Escola Bem Arrumada terá continuidade durante todo o ano. “Neste momento, estamos fazendo os serviços mais emergenciais, tudo com responsabilidade e respeitando o orçamento disponibilizado”, disse a secretária de Educação, Célia Tavares. Segunda ela, foi montado um cronograma de trabalho que deve ser executado ainda em janeiro e depois terá continuidade de acordo com as necessidades surgidas.
    As vistorias nas escolas começaram na semana passada e a expectativa é que sejam finalizadas até sexta-feira (13). Nesta fase são observados principalmente as redes hidráulica e elétrica e itens como infiltrações nos telhados. Outros aspectos considerados envolvem situação dos bebedouros de água fornecida aos alunos e servidores, toldos e infestações de animais (pombos, ratos e insetos), além de pinturas, trincados e rachaduras nas paredes. Em seguida terá início a execução dos serviços. Para o trabalho ser o mais amplo possível, o Escola Bem Arrumada reúne as secretarias municipais de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Trânsito e Transportes, Obras, Comunicação Social e Gestão Estratégica. Ao todo são dezenas de profissionais envolvidos em serviços como os feitos pela pasta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, que consiste em capinas, roçagens e podas de árvores, tanto na parte interna da escola como na externa e em lotes vagos no entorno. Já a Secretaria de Trânsito e Transportes é responsável pela sinalização viária e a Obras pela recuperação da massa asfáltica com a operação Tapa-Buracos. Também estão envolvidos o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e a Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (Emam).
    Um trabalho considerado indispensável está sendo feito pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, e consiste no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além das escolas, os focos estão sendo eliminados no entorno dela em calhas, telhas, vasos de plantas e bebedouros de animais, entre outros itens.
    Os serviços são focados principalmente para as escolas, mas foram bem recebidos pela população. “Os lotes próximos à minha casa não recebiam limpeza há meses e estavam com lixo e mato alto. Agora, com apenas uma semana de trabalho da atual equipe, já estão sendo capinados e limpados. È muito bom saber que estão se lembrando da gente”, disse a dona de casa Vânia Cristina Almeida, moradora do Morumbi há 14 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.