quinta-feira, 4 de junho de 2015

Prefeitura lança programa de capacitação para receptivo turístico

Prefeitura lança programa de capacitação para receptivo turístico

Com intuito de atender as metas do  Plano Municipal de Turismo e da Conferência Municipal, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, lançou na tarde desta quarta-feira (3) o programa “Uberlândia de Braços Abertos”. A proposta é reunir diversas ações de capacitação nas áreas de turismo e empreendedorismo.
Com a iniciativa, espera-se capacitar jovens, profissionais e empresários para aproveitar as oportunidades geradas pelo turismo e desenvolvimento econômico de Uberlândia. A cidade tem fomentado a realização de grandes eventos e atração de novos negócios. “Sempre tivemos no turismo um espaço importante. Mas nós podemos melhorar ainda mais. Precisamos potencializar a capacitação e formar profissionais, para atrair mais pessoas”, destacou o prefeito Gilmar Machado.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ronaldo Alves, observa que a cadeia produtiva do turismo em Uberlândia cresceu recentemente o dobro em relação aos outros setores. A perspectiva é agregar mais valor ao turismo enquanto potencial econômico.
“O turismo é uma fonte geradora de emprego e renda. Enquanto as outras atividades econômicas cresceram 5,38%, o turismo cresceu 10,38%. Temos mais de 200 empresas formais consolidadas no município empregando mais de 10 mil pessoas. Queremos tirar essa concepção do turismo só para eventos. Nosso intuito é planejar, dar um vetor de crescimento para o turismo como negócio”, afirmou o secretário.
            Entre os grandes eventos, já estão confirmados para este ano o Campeonato Mundial de Handebol, a Intermed 2015, os Jogos Universitários Brasileiros e o Encontro Latino-Americano de Robótica. Para o próximo ano, está acertada a vinda da delegação da Irlanda para treinar com foco nas Olimpíadas.
            Uma das etapas do programa é o projeto Taxista Empreendedor, que leva informações necessárias para capacitação de empreendedores. Os 302 permissionários da cidade receberão um kit com vídeo-aulas, revista e CDs com dados e dicas para inovar no atendimento, buscar novas oportunidades e fazer do táxi um bom negócio.
“Todos os segmentos trabalham a capacitação do profissional e o segmento de táxi não poderia ficar de fora. Essa ação veio em boa hora para enriquecer o currículo dos profissionais de táxi de Uberlândia”, disse o taxista Roque de Morais, que atua há 19 anos na profissão.
No lançamento do “Uberlândia de Braços Abertos”, a relações públicas e assessora corporativa Luciana de Lima ministrou uma palestra com enfoque nas questões de acolhimento de passageiros. “O espírito em servir também é muito importante. Trazer o estrangeiro, o visitante para o acolhimento. O turista busca primeiro a informação da cidade, busca em algúem um ponto de referência. O profissional de turismo pode aproveitar para ser um anfitrião da cidade”, explicou.

Panorama do “Uberlândia de Braços Abertos”

Objetivo: Oferecer cursos de desenvolvimento profissional para os níveis gerenciais e operacionais envolvidos no trade turístico, áreas de serviços bem como para a área comercial da cidade de Uberlândia. Os temas abrangem hospitalidade, arte de bem receber e atender, lucratividade, experiência do turismo local e comunicação positiva.

Público-alvo: Empresários, empreendedores, gestores, taxistas, agentes receptivos, alunos dos 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e alunos do 3º ano do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino.

Principais parceiros da Prefeitura: Uberlândia Convention & Visitors Bureau,   SEBRAE, SESI / FIEMG, SENAC, CDL, Polícia Federal, AVIT, Superintendência Regional de Ensino, empresas privadas.

Fillipe Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.